terça-feira, 29 de janeiro de 2013

120 cidades do Ceará estão em débito com a União

Dos 184 municípios do Ceará, pelo menos 121 estão impossibilitados de firmar convênios com a União, porque estão inadimplentes com o Governo Federal. Representando 65,7% do Estado, a porcentagem fica um pouco acima da média nacional, equivalente a 64,4%, indicando que 3.588 cidades brasileiras estão nesta situação. O levantamento é da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

As irregularidades são ocasionadas porque as prefeituras não conseguiram comprovar algum item da aplicação de recursos. A maioria das situações que constam como "não comprovadas" se refere à regularidade de contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outra parcela de municípios não realizou a publicação do relatório resumido de execução orçamentária.

O balanço saiu às vésperas do encontro da presidente Dilma Rousseff com os prefeitos do País, que reclamam maior autonomia orçamentária. O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas teve início ontem e segue até amanhã, em Brasília, sendo coordenador pela Secretaria de Relações Institucionais. Deve ser pautada no evento a realização de convênios entre municípios e União e há a expectativa de o Governo apresentar a revisão das dívidas municipais, com a redução do percentual de aumento.

Parcerias

A presidente Dilma tem conversado com os prefeitos para esclarecer sobre as possíveis parcerias com o Governo Federal, a fim de viabilizar obras e outras iniciativas nos municípios. Na semana passada, a chefe do Executivo federal recebeu o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, prometendo apoio às obras de mobilidade urbana da Capital cearense.

O economista Andrei Simonassi, professor da Universidade Federal do Ceará, explica que a única cidade do Estado que consegue manter aproximadamente 10% das despesas com arrecadações próprias é Fortaleza. Os demais municípios sequer chegam a 5% o pagamento de contas com recursos próprios. "Nesse caso, qualquer perda de transferência é desastrosa para os municípios", declara.

No tocante à regularidade de contribuições do INSS, Simonassi adverte que as prefeituras têm "um problema sério de equilíbrio de folha", especialmente no final do ano, pois, para equilibrar o orçamento municipal, muitos gestores acabam autorizando uma grande quantidade de demissões.

Mesmo com o esforço do Governo Federal em ampliar a transparência de informações da gestão pública, os prefeitos, em especial dos municípios menores, ainda não conseguem acompanhar todas as exigências de prestação de contas. "A qualidade da gestão pública é um problema que não pode ser descartado. Mesmo com as empresas que prestam serviços às prefeituras, algumas delas não conseguem atender às exigências da União", explica Andrei.

Compensação

Outra questão reivindicada pelos prefeitos é de que haja uma maior independência orçamentária para os municípios. Para o economista, é necessário que haja maior "compensação" à perda das receitas dos municípios em caso de redução tributária, como ocorreu com a baixa do IPI. Entretanto, o especialista não é otimista em relação à independência dos municípios em relação à União. "É ingenuidade pensar que eles podem ganhar autonomia orçamentária. O único jeito é renegociar, rever essa pactuação", pontua.

Agravadas

Na avaliação do professor Andrei Simonassi, as irregularidades na prestação de contas podem ser agravadas caso o prefeito não consiga se reeleger ou deixar seu sucessor na administração. "No final de mandato, o gestor não está muito preocupado com o rigor na prestação, e sim em se reeleger. Se ele não consegue isso, deixa a prestação de contas à parte e o pagamento de funcionários comissionados também", esclarece. O quadro relaciona todos os municípios do Ceará da relação nacional.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MP suspeita que donos da boate Kiss tenham adulterado provas

provas gde


O Ministério Público manifestou, nesta segunda-feira (28), suspeitas de que houve adulteração de provas que atestariam supostas irregularidades na casa noturna onde, na madrugada do último domingo (28), um incêndio matou mais de 230 pessoas em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.
De acordo a Procuradoria, os proprietários da boate não forneceram imagens das câmeras internas de segurança aos órgãos de investigação e tampouco repassaram os registros da caixa registradora, que poderia comprovar o número de pessoas que entraram no local durante a noite.

Segundo o depoimento de 17 testemunhas - além de imagens de vídeo e conclusão da perícia - deveriam haver mais de 1,5 mil pessoas no local. A polícia afirma que a capacidade máxima aprovada para a boate seria de apenas mil pessoas. Contudo, os promotores dizem acreditar que ainda não há evidências para responsabilizar agentes públicos, como fiscais da prefeitura, por exemplo, por permitir a realização da festa e o funcionamento da casa.

Com informações do Estadão.

Polícia apreende três revólveres em Mauriti e Juazeiro e uma espingarda em Porteiras


(Foto: Divulgação/PM)
Quatro armas de fogo foram apreendidas neste final de semanas em três municípios da região do Cariri. Foram três revólveres calibre 38, sendo dois em Juazeiro do Norte e outro em Mauriti além de uma espingarda em Porteiras. Por volta das 23 horas de sábado a polícia prendeu o agricultor Irailton de Oliveira Araújo, de 23 anos, residente na Rua Odon Bezerra no centro de São José de Piranhas (PB), com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos.

Ele trafegava em uma moto Honda Bros de cor laranja e placa OFD-2894, inscrição da Paraíba, quando foi interceptado na estrada de acesso ao Sítio Santo Antônio dos Posseiros na zona rural de Mauriti. Irailton estava com a arma na cintura e foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo pelo Tenente George com o apoio dos Cabos Vidal, J.Cicero, Damasceno e os Soldados Costa, C. Amaro e Harlan além de uma equipe do COTAR.

As outras ocorrências foram no domingo, sendo a primeira por volta das 13 horas na Rua Vereador Antonio Fernandes Coimbra, imediações do Hiper Bompreço, (Bairro Salesianos) em Juazeiro. Duas equipes da FTA Motos composta pelos Soldados Santos, Júnior, Fabiano, Araújo, Monteiro e Joélio prenderam Francinaldo Santos de Souza, de 31 anos, residente na Avenida Carlos Cruz 121 naquele bairro. Ele estava com um revolver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos e já responde lesão corporal, furtos e associação em quadrilha.

Quatro horas depois, no cruzamento das ruas Perpétua Carneiro da Cunha e Odílio Figueiredo (Bairro João Cabral), foram presos Marcos Antonio dos Santos Filho, de 18, e Francisco de Assis Pinheiro da Silva, de 23 anos, residentes na Rua Jaime Dorcy daquele bairro juazeirense. Eles viajavam em uma moto Yamaha Crypton ED de cor preata, ano 2010, e placa NRA-1505, inscrição do Ceará, abordada pelos Soldados Rommel, Luciano e Brito. Os Pms apreenderam com a dupla um revolver calibre 38 com seis cartuchos intactos, dois celulares e R$ 80,00 em dinheiro.

Já por volta das 18 horas ainda deste domingo, no Sítio Muquém na zona rural de Porteiras, a polícia encontrou na residência do agricultor Roberto Pereira dos Santos, de 55 anos, uma espingarda do tipo soca-soca. Segundo informações dos militares que participaram da operação, esta arma foi utilizada pelo mesmo na ameaça de populares ali residentes fato ocorrido há alguns dias.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Chuvas Diárias - Municípios


  Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2013 às 7:00 de 22/1/2013
Legenda determinada pela chuva máxima no município

Acima de 50.0 mm De 25.1 a 50.0 mm De 15.1 a 25.0 mm
De 5.1 a 15.0 mm De 0.1 a 5.0 mm Sem chuva ( 0.0 mm )
Sem informação

Dados em Ordem Decrescente de Precipitação

MACRO REGIÃO 1 - LITORAL NORTE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Lagoa Do Carneiro Acarau 11.4
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 2 - LITORAL DE PECEM
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Postos com chuva: 0 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 3 - MACICO DE BATURITE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mulungu Mulungu 2.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 4 - IBIAPABA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Manhoso Vicosa Do Ceara 54.0
Ac. Forquilha Forquilha 37.2
Forquilha Forquilha 30.0
Flores Ipu 22.2
Reriutaba Reriutaba 8.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 4.5
Postos com chuva: 6 / Postos informados: 6


MACRO REGIÃO 5 - JAGUARIBANA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Cascudo Ico 51.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 6 - CARIRI
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Caipu Carius 64.0
Carius Carius 34.0
Varzea Alegre Varzea Alegre 32.8
Monte Alegre Barro 30.2
Engenho Velho Barro 25.2
Varzea Da Conceicao Cedro 23.0
Sao Sebastiao Carius 21.0
Cedro Cedro 19.2
Riacho Verde Varzea Alegre 18.0
Sitio Canto Umari 14.0
Milagres Milagres 13.5
Farias Brito Farias Brito 6.4
Sitio Macapa Jati 6.0
Sitio Tipi Aurora 5.5
Poco Do Pau Brejo Santo 5.0
Felizardo Ipaumirim 5.0
Postos com chuva: 16 / Postos informados: 16


MACRO REGIÃO 7 - SERTAO CENTRAL E INHAMUNS
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mineirolandia Pedra Branca 52.0
Tamboril Tamboril 16.4
Monte Nebo Crateus 1.2
Ac. Pedras Brancas Quixada 1.0
Postos com chuva: 4 / Postos informados: 4


Total de postos com chuva em todo o estado: 29
Total de municípios com chuva em todo o estado: 23
Dados extraídos automaticamente às: 07:25 de 22/1/2013

Chuvas Diárias - Municípios


  Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2013 às 7:00 de 22/1/2013
Legenda determinada pela chuva máxima no município

Acima de 50.0 mm De 25.1 a 50.0 mm De 15.1 a 25.0 mm
De 5.1 a 15.0 mm De 0.1 a 5.0 mm Sem chuva ( 0.0 mm )
Sem informação

Dados em Ordem Decrescente de Precipitação

MACRO REGIÃO 1 - LITORAL NORTE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Lagoa Do Carneiro Acarau 11.4
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 2 - LITORAL DE PECEM
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Postos com chuva: 0 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 3 - MACICO DE BATURITE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mulungu Mulungu 2.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 4 - IBIAPABA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Manhoso Vicosa Do Ceara 54.0
Ac. Forquilha Forquilha 37.2
Forquilha Forquilha 30.0
Flores Ipu 22.2
Reriutaba Reriutaba 8.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 4.5
Postos com chuva: 6 / Postos informados: 6


MACRO REGIÃO 5 - JAGUARIBANA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Cascudo Ico 51.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 6 - CARIRI
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Caipu Carius 64.0
Carius Carius 34.0
Varzea Alegre Varzea Alegre 32.8
Monte Alegre Barro 30.2
Engenho Velho Barro 25.2
Varzea Da Conceicao Cedro 23.0
Sao Sebastiao Carius 21.0
Cedro Cedro 19.2
Riacho Verde Varzea Alegre 18.0
Sitio Canto Umari 14.0
Milagres Milagres 13.5
Farias Brito Farias Brito 6.4
Sitio Macapa Jati 6.0
Sitio Tipi Aurora 5.5
Poco Do Pau Brejo Santo 5.0
Felizardo Ipaumirim 5.0
Postos com chuva: 16 / Postos informados: 16


MACRO REGIÃO 7 - SERTAO CENTRAL E INHAMUNS
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mineirolandia Pedra Branca 52.0
Tamboril Tamboril 16.4
Monte Nebo Crateus 1.2
Ac. Pedras Brancas Quixada 1.0
Postos com chuva: 4 / Postos informados: 4


Total de postos com chuva em todo o estado: 29
Total de municípios com chuva em todo o estado: 23
Dados extraídos automaticamente às: 07:25 de 22/1/2013

Chuvas Diárias - Municípios


  Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 21/1/2013 às 7:00 de 22/1/2013
Legenda determinada pela chuva máxima no município

Acima de 50.0 mm De 25.1 a 50.0 mm De 15.1 a 25.0 mm
De 5.1 a 15.0 mm De 0.1 a 5.0 mm Sem chuva ( 0.0 mm )
Sem informação

Dados em Ordem Decrescente de Precipitação

MACRO REGIÃO 1 - LITORAL NORTE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Lagoa Do Carneiro Acarau 11.4
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 2 - LITORAL DE PECEM
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Postos com chuva: 0 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 3 - MACICO DE BATURITE
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mulungu Mulungu 2.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 4 - IBIAPABA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Manhoso Vicosa Do Ceara 54.0
Ac. Forquilha Forquilha 37.2
Forquilha Forquilha 30.0
Flores Ipu 22.2
Reriutaba Reriutaba 8.0
Pires Ferreira Pires Ferreira 4.5
Postos com chuva: 6 / Postos informados: 6


MACRO REGIÃO 5 - JAGUARIBANA
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Cascudo Ico 51.0
Postos com chuva: 1 / Postos informados: 1


MACRO REGIÃO 6 - CARIRI
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Caipu Carius 64.0
Carius Carius 34.0
Varzea Alegre Varzea Alegre 32.8
Monte Alegre Barro 30.2
Engenho Velho Barro 25.2
Varzea Da Conceicao Cedro 23.0
Sao Sebastiao Carius 21.0
Cedro Cedro 19.2
Riacho Verde Varzea Alegre 18.0
Sitio Canto Umari 14.0
Milagres Milagres 13.5
Farias Brito Farias Brito 6.4
Sitio Macapa Jati 6.0
Sitio Tipi Aurora 5.5
Poco Do Pau Brejo Santo 5.0
Felizardo Ipaumirim 5.0
Postos com chuva: 16 / Postos informados: 16


MACRO REGIÃO 7 - SERTAO CENTRAL E INHAMUNS
POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Mineirolandia Pedra Branca 52.0
Tamboril Tamboril 16.4
Monte Nebo Crateus 1.2
Ac. Pedras Brancas Quixada 1.0
Postos com chuva: 4 / Postos informados: 4


Total de postos com chuva em todo o estado: 29
Total de municípios com chuva em todo o estado: 23
Dados extraídos automaticamente às: 07:25 de 22/1/2013

Total de visualizações de página